Ideias para reciclar tecidos


Olá, bom dia! Feliz continuação de semana!!
Hoje comemoro anos de casada. Tantos que já não se usa, como diz uma amiga,  que por sinal é divorciada...💁😀!! 
Feliz dia para mim e para o meu companheiro de viagem. Comemoramos as bodas de granito 💏💑!! Somos uns valentes, não??

Já tenho vários posts aqui no blogue, de como aproveitar tecidos, podemos fazer inúmeras coisas, tapetes, bases para o que quisermos, caminhos de mesa, saídas de banho, sacos, cestos, carpetes, etc.
Nunca tinha feito nada com tranças de pano. A técnica é de coser as tranças umas às outras e depois passar com a máquina, para quem a tem. 
Não foi fácil, para mim, essa experiência, porque não tenho muita força nas mãos, devido a problemas que tenho nos pulsos.  Por isso, fiquei-me por um pequeno trabalho. Uma base para colocar qualquer coisa. Estilo um pequeno naperon de tranças de trapo, feitas com tecido de T.shirts. Muitos tecidos têm licra e poliéster, nada fácil de coser à mão. 
Uma ideia, para quem tiver muita paciência, é que se podem fazer muitas coisas. E um tapete, fica resistente. 
Vejam aqui os exemplos, se tiverem coisas que não vestem, que se estragaram e não estão boas para doar ou re-aproveitar, façam artesanato com esses tecidos.


Ficou por aqui, porque não é fácil trabalhar com malhinha fina, umas de algodão outras com alguma licra... Por isso, desisti.  Outras apostas se seguem !!


Por uns dias, e para valer o esforço que fiz para coser, primeiro à mão e depois à máquina, vai ficar aqui, depois seguirá para a cozinha. Assim, quando tirar um tabuleiro do forno, será onde colocarei o tabuleiro sobre a mesa ou bancada. Esta semana está em destaque, apenas porque dou valor a tudo quanto faço !!! 💁😃


Aqui a técnica é com cola,  as tranças coladas a uma tela e depois cosidas . Nem todas as máquinas de costura cosem esta grossura. Receio que a agulha parta e por isso, como sou iniciante nas costuras, não arrisquei.





Esta técnica com corda, ainda não experimentei. Mas estou a fazer com tiras de trapo e lã, apenas um começo.








Como referi acima, ainda não experimentei esta técnica com corda por dentro das tiras de tecido. Mas gosto do efeito.


Ultrapassados os recursos do planeta, tudo o que pudermos fazer para reciclar, reaproveitar, é bem vindo. Calças jeans velhas,  blusões ou saias, podem dar muitas outras coisas.



Outra técnica que nunca experimentei, foi a do tear. 




Usam-se as tiras de cores dos tecidos, como se tratasse de lã ou trapilho.


Fazem-se fantásticos trabalhos.



Aqui parece-me que o trabalho é trapilho e não tecido aproveitado.



As inúmeras coisas que se podem fazer e para quartos de crianças, são óptimos, porque não partem, não estragam e são laváveis.


E os trabalhos mais criativos parecem verdadeiras pinturas abstractas.


Também pode usar uma tela e fazer os tapetes com tiras de tecido, que fazem o tapete em ponto alto e fofo.

Fica assim, o avesso.


E as tranças, com tecidos. Mais fácil se fizerem com tecido e não com tecido de malha das camisetas ou T-shirts.


Espero que façam como eu, reciclem e aproveitem para que a nossa pegada ecológica seja bem mais leve.


Imagens de revistas de artesanato, via Google.com

E porque é de manhã, são servidos do meu café? Como estou a fazer um regime alimentar, retirando alguns alimentos da minha alimentação, para saber a quantos sou alérgica e ou intolerante, fruta e café. Porque sem um café, não consigo acordar direito !!

Feliz quarta-feira !!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo