Aprender a ser mais sustentável

Bom dia,

Durante a pandemia aprendi a fazer um sem número de coisas. 
Precisamos poupar recursos e viver com menos químicos.
Uma das coisa que aprendi e uso desde há cinco meses, é detergente para lavar a roupa.

Também faço multiusos para a casa de banho e chão e estou a testar um amaciador de roupa. Mal tenha provas de que funciona,  irei mostrar aqui.


A  receita para dois frascos grandes de detergente ( pode usar em pó, se moer o mixer, e acrescentar o bicarbonato de sódio à mistura obtida, é de meia barra de sabão de coco ralado, mais um pouco de sabonete à base de karité ou oliva, mais um pedacinho de sabão de glicerina vegan, e 100 gramas de bicarbonato de sódio, 100 ml de vinagre de maçã. Como eu faço o vinagre em casa ( outra coisa que passei a fazer, sai ainda mais ecológico). Mas podem usar o vinagre de limpeza. Também funciona com ele. Torna a roupa bem mais macia.
Para colocar o detergente em pó, para a roupa branca ou mais suja, tenho uma caixinha, mas uso o doseador de colocar no tampor, tenho nesse caso é que colocar a roupa a lavar a 60ºC ou mais. Isto para evitar entupimento do cano da gaveta. 
Com o detergente líquido pode usar temperaturas mais baixas. Como mudamos muito de roupa por causa da pandemia, lavo muita coisa a 30ºC e a 40ºC.


Mistura tudo, com dois litros de água. Na foto acima tem  a mistura do karité e a glicerina. Para dar mais cheirinho e macieza.
Uso uma panela que ficou só para fazer detergente. Ela é de liga de ferro e alumínio. E a clher de pau, por acaso até tem o cabo partido. só uso para isto, tal como este ralador.
Para que não haja contaminação na comida. Tenho os utensílios dentro da panela e sem uso para outras coisas.
Aconselho a fazerem o mesmo.






Distraí-me um pouco e veio por fora,  quyando coloquei o bicarbonato d esódio. A água estava demasiado quente. Nada que não se pudesse  resolver. neste caso, limpar!

O sabão podem usar. branco, de coco, macaco, neutro, de seda, e ate dos à base de plantas. Com esse ainda fica mais ecológico.


A textura e liquidez que fica.


Como fica, na altura em que é feito. Depois pode ficar bem mais grosso, aí terá de colocar água bem quente e mezer com colher de pau, dentro dos frascos, para que o detergente não fique em pasta ou demasiado grosso. Deixei sair um pouco sobre a bancada para verem como fica. 



Tenho um ralador só para fazer detergente. Como devem calcular muito sabão  fica nos buraquinhos.
Deixo de molho em água a ferver e depois coloco no balde com a esfregona, para lavar esta. A água fervente, faz ela ficar bem mais limpinha.

 
Se tiverem dúvida, coloquem nos comentários. Da próxima vez, vou tentar fazer um pequeno vídeo para vos explicar melhor. Mas não tem ciência nenhuma, se eu,  que nunca tinha feito detergente, consegui, e tenho a roupa super cheirosa e lavada, toda a gente consegue.
A diferença para mim, foi de deixar de ter comichão na pele. Sofria de muitas alergias.  A segunda foi a poupança, em termos económicos e em termos de envenenamento do planeta e dos lençóis freáticos, ou seja os rios subterrâneos que nos dão vida e água para beber.

Eu só guardo o detergente no dia seguinte a ter feito, porque desse modo , rectifico a textura dele, com água bem quente, volto a mexer, e depois de norno, meto nos frascos.

Agradeço continuarem a passar por aqui e estou ao vosso dispor para qualquer esclarecimento sobre o que aqui coloco.

Dia feliz!!

No entretanto fiz anos de casada e foi o aniversário do Blogue, como não comemorei convosco, cá fica o registo das minhas rosas.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo