Já pensando no Outono

 Bom dia, 


Com este tempo estranho que tem feito, por aqui mal tem havido verão, é mais uma primavera que se prolongou verão dentro...

Por isso, e já pensando que o tempo mais frio, se calhar está ao virar da esquina, ideias para fazermos, vestirmos e usarmos, no lema, faça você mesmo - DIY.

As malhas, quando bem tratadas, são uma mais valia para nós e podem durar anos. 
Infelizmente ainda vivo um dilema, já que as lãs, em larga maioria das marcas, são fruto de exploração e maus tratos a animais. Algumas ovelhas são dupla e triplamente abusadas, porque artificialmente engravidadas, exploradas pelo leite e pela lã, ficam sem os bezerrinhos, mortos na maldita indústria da carne, e ainda são maltratadas quando lhes tiram a lã. 
Por outro lado, é o abuso dos lamas. Outra coisa horrível que precisa mudar. 
Por isso e apesar de saber que não e bom para o planeta, ainda prefiro o fio sintético, de boa qualidade e que não vem de países que não respeitam o meio ambiente.

É um enorme dilema. porque a lã é muito melhor, mas tal como o algodão que virou uma indústria extremamente poluidora,  e que usa trabalho infantil e não é Fair Trade ( Comércio Justo), a lã, abusa de seres vivos, que não podem defender-se. Isso não admito.

Sei que já há produções que não maltratam os animais, quer cabras, ovelhas, camelos, lamas, mas se comprarem fio de lã, usem marcas que são ecológicas e amigas dos animais. 
Geralmente tem nos rótulos e conseguem saber online, quais as marcas que respeitam os animais e pagam o justo valor pelas lãs, não exploram trabalho infantil e são o mais ecológicas possíveis. 

Podemos com as nossas acções de compra, castigar quem maltrata e não comprar abuso! 
Não comprem crueldade! Não comprem abuso animal, ou quem não usa de sustentabilidade nas suas produções e não preserva o nosso Planeta!!

Para vos dar um exemplo, apenas vinte por cento da lã merino da Austrália, é sustentável e não abusa ou maltrata os animais. Um dia destes farei um post sobre o abuso animal e as diversas indústrias que usam peles de animais como Coalas, e Cangurus, que são fruto de horríveis caçadas nocturnas. Um verdadeiro pavor. Precisamos que esses países parem de maltratar. O Planeta está como está, por culpa dessa gente toda, porque cria desequilíbrio do ecossistema.
E isso replica-se por todo o lado, infelizmente,





Modelos para todos os gostos. E com malhas simples. 









Tive um casaquinho destes, em adolescente, há uma vida atrás!!





Este ano, usa-se muito as camisas, especialmente as brancas, por baixo deste tipo de camisolinhas.




Cada vez se dá mais valor ao que é feito à mão. Esta gola, é muito semelhante a umas que tiveram a minha mãe e minha avó materna, quando eu era pequena.




Muitos jovens, estão a aprender a fazer tricot e crochet e há uma série de artífices que mostram os seu dotes, online. Alguns famosíssimos no Instagram.
Felizmente, os trabalhos manuais, deixaram de ser uma coisa apenas feminina.

 




Muitos dos modelos, já usei noutros tempos, nos anos 70 e 80 do século passado. 
Durante anos guardei muitas coisas, mas com os filhos e a nossa luta pela falta de espaço, acabei doando. Muitas coisas as minhas filhas aproveitaram, porque a moda é cíclica, vai não vai, reusa-se o antigo.





Esta jovem, Marie Castro, tem modelos muito jovens e alegres, e ensina a fazer, não sei se vende os moldes. Mas tem inúmeros modelos muito jovens e alegres, coloridos. Coisas que dá vontade de fazer e vestir.


O mesmo digo da Thais de Pádua, tem modelos lindíssimos.

Todas as fotos creditadas, nas mesmas.

Aproveitem o vosso tempo livre e façam coisas para vestir ou até para comercializar. As malhas quer sejam de  verão,  primavera ou outono-inverno, podem ser uma fonte de rendimento para quem trabalha certinho e rápido.



Um belo cóleo ou cróton vermelho e castanho, para vos desejar um dia feliz!! Boa continuação de semana e energia positiva!

Namaste!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo