Vire o velho e faça novo

Olá, boa noite!!

Cá estou de novo, partilhando convosco, ideias de reciclagem.

Estou cansada de escrever que precisamos mudar o nosso paradigma sobre moda e sustentabilidade.
Todos os anos vão para aterro, toneladas de roupas, em todos os países ocidentais, no chamado mundo desenvolvido.

Isso não pode continuar, o mundo não tem recurso, não há um planeta suplementar. Esta é a nossa casa e nós temos de nos cingir ao facto de não podermos destruir a única casa que temos, a casa da humanidade.

Partilho, modelos que gosto e um vídeo para se inspirarem e fazerem coisas novas, para vestir e não apenas tapetes e aventais, a partir das vossas próprias roupas., Muita coisa, podem fazer mesmo à mão.

Ora vejam, se não vale a pena ter um pouco de trabalho e mudar a cara de algo que já vestimos e lavamos muita vez...

As ideias ainda não são as minhas, tive um problema de gravação e irei tentar resolver. De qualquer modo, são de pessoas que sigo há muito e a quem respeito pelo amor que têm ao planeta e a salvar tecidos para fazer outras coisas. 


Blusa e parte inferior de camisa., fazem uma túnica linda para usar com leggings.


A manga da camisa rasgou, veja que belo aproveitamento, para uma blusinha sem mangas e com pormenor  de golinha noutro tecido.


 

O vestido encurtou ou encolheu com as lavagens, ou quando o comprou, parecia bom e depois esqueceu de trocar.  Um pequeno pormenor e cá está. Vestido novo. 


Adora uma Tshirt e quer transformá-la num vestido, na nova moda de mistura de texturas e modelos, uma coisa que pode fazer à mão, se não souber como fazer, peça ajuda, terei todo o gosto em ajudar.
Sem máquina, recorram ao ponto atrás, depois de alinhavarem todo o trabalho e experimentarem), ou ao ponto pé de flor, ou ponto de luva, que é invisível. No YouTube tem inúmeras pessoas ensinando em passo a passo.



Borde para tornar mais precioso!

Quem, como eu tem gatos e os tem muitas vezes ao colo, sabe que as camisolas ficam com a marca das unhas.  Recicle a parte da camisola boa, com um pedaço de camisa.



Sempre gostou do vestido da sua irmã, cunhada, prima, etc, mas ela é mais magra. De repente ela resolve dar-lhe o vestido, e pode aproveitar e de que maneira. Muito estreito, uma faixa desde o punho até à bainha, passando pela cava. Igual dos dois lados. Só na anca e busto, este triângulo, de tecido, que pode ser igual ou semelhante, renda, tecido contrastante, o que quiser.



E com vários pedaços de tecidos ou retalhos, faz uma bela túnica. Com a generalizando do teletrabalho, queremos estar a trabalhar em casa,  o mais confortável possível. 


Reciclagem que dura anos e pode voltar a reciclar. A ganga dura anos e anos.



Aproveitou as pernas para uma túnica e a parte de cima dos jeans para esta bela saia.


Tecidos de sobras de algo que fez, combinados, fazem algo especial.




O vestido era tristonho, reciclagem de camisa, encurtou-se e fez-se alteração com folho e sem ombros. Ficou mais alegre. 


Engordou um pouco, a camisa fica muito justa, coloque uma tira de galão ou bordado, para dar uns dois centímetros atrás e outros dois à frente. 


Camisa branca reciclada e um pedaço de caçisa eis que faz um top lindo.


Enganou-se nas medidas e durante o período da pandemia,  não pôde trocar, mude para lhe caber. 


Camisa, saia ou calças de ganga, sempre podem ser transformadas em um sem número de coisas. 


Rasgou o vestido, cosa com ponto invisível e coloque um pormenor contrastante por cima.



A  T-shirt ficou muito apertada no busto , tirou a gola...abriu as costas, o pormenor do laço, fantástico.



Cansada do modelo ou sente-se apertada? Mude!!


Farta de enorme saída de praia, ou canga? faça uma belíssima túnica.


Ganga ou jeans ou denim, dura anos e anos, pode mudar hoje, trocar no ano que vem ou em outro e ainda assim, ficará sempre bem.


Restos de tecidos, então para quem costura, uma forma incrível de ter modelos exclusivos e muito femininos.


Combine estampas de tecidos e recicle a sua roupa. Mude, vire  o velho e faça novo.



As ideias são mais que muitas. Sabia que há quem compre roupas em segunda mão para depois as transformar e fazer peças únicas?




Por vezes, os pequenos pormenores fazem a diferença- e estes podem ser disfarces para manchas ou rasgões.


Quem não tem duas ou três camisolas velhas que nunca quis dar? E fazer um imenso camisolão para estar em casa ou ir passear o cão, criando algo novo ?? 


Já minha avó dizia, Velhos são os trapos e até com eles se faz coisas novas e belas. Tem tecidos e não sabe o que fazer? Inspire-se.



A pandemia tem sido problemática para muita gente. Estamos muito em casa, cozinhamos muito, e a depressão e falta de certeza no futuro, fazem-nos comer mais... depois há que alargar a roupa ... 😝😝





Blusas ou camisas que não usa, as partes melhores, recicle, o resto use em fio para tapetes, almofadas, ou para trapos, luvas de limpeza, etc.

 As pernas dos jeans, desde a bainha até à virilha, com duas pernas,  tem para uma bela túnica e com criatividade,  mais um pedacinho,  dão um vestido!!
 
As blusas rasgam, desbotam, encolhem, use parte delas e combine para fazer um top, um saco de praia, uma saia, etc. Faça o tecido com os retalhos, passe com o ferro e ajuste o molde. 

Um saco para a roupa suja, uma capa para guardar as colchas no roupeiro, etc. Para forrar divisórias para as gavetas, etc.

Espero que gostem, todas as deias via Pinterest, mesmo as creditadas na imagem!

Fiquem bem e com saúde. protejam-se e aos vossos, com higienização das mãos e uso de máscara, mesmo em família  e distanciamento !! Se cumprirmos, vamos conseguir!!

Recordem-se, o vírus é microscópico, não se vê, mas mata!! 
Fiquem, bem !!

Vejam o vídeo, tem muito mais ideias!! 
Grata pela vossa visita!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Roupa linda DIY - Faça você mesmo

Crochets e tricots ainda para o frio