Tempo de Natal

 Bom dia, 

Chegou a época que as crianças mais amam, pelo menos as crianças com famílias com posses, as outras, cujos pais não têm emprego, ou estão em trabalhos precários,lutando pela sobrevivência neste mundo de enormes desigualdades siociais, para esses, se calhar, é mais um período de tristeza do que de alegria.

Sempre gostei dos cheiros de Natal, as recordações de infância em casa de meus avós, o cheiro dos filhós, as rabanadas, o cheiro do soalho lavado com sabão amarelo, o pinheiro, fazer o presépio, ir apanhar musgo... esses natais eram uma felicidade. 

Muito trabalho para pais, tios, avós,  gozo de férias de Natal para as crianças, muitos à mesa, muita alegria. 

Nessa época, as tias faziam as meias de lã, para dar aos sobrinhos, com sorte um tinha uma camisola, ou um cachecol, umas luvas, os jogos, ou as loicinhas para as meninas, as cartas para jogar ao final do dia, ou o dominó, o xilofone para crianças, as colecções de bonecas de papel, que se recortavam e traziam várias roupas... que recordaões boas.

 As mães e avós,  viravam casacos ou sobretudos, para fazer roupa para os mais novos... 

As camisas davam para muita coisa, eram feitas blusinhas, vestidos, aventais, etc. já nesse tempo se reciclava. Porque na realidade, a ideia de reciclagem, tem como fundo a necessidade de se reaproveitar algo.  hoje é uma necessidade.

As pessoas hoje em dia,  usam e descartam, sem dó nem piedade para com o planeta e depois quando acontece um caso inédito de oitenta tornados num pais, como aconteceu nos Estados Unidos,  surpreendem-se.... esquecendo que tudo tem que mudar e voltar a ser como no tempo dos nossos avós. Tem de se re-usar, mandar arranjar, reciclar. ter menos, porque como diziam, o demais,  estraga.

Hoje, mais velha e já avó, eu sei do que falavam os nossos pais e avós,  e  mais ainda, nas circunstâncias em que vivemos  nos dias de hoje, pensando nos problemas que este pobre planeta travessa.

Depois da meninine, veio a juventude, os natais com os pais e irmãos,  períodos que coincidiam com as férias escolares e voavam, depois comos filhos e depois com a pandemia, muito mais solitários, infelizmente somos factor de risco e temos de nos resguardar. 

Mesmo assim, Natal, está ligado ao solstício de inverno, à noite mais longa e o dia mais pequeno do ano,  a  21 de Dezembro, e depois ao renascer da natureza.  Porque um dia a primavera vai voltar.

Voltando ao Natal e aos preparativos,  vejam algumas ideias,algumas nos npvps conceitos,  para quem gosta de enfeitar a casa. A minha está modestamente enfeitada. mas o suficiente. 

Ora vejam as ideias :




















Se calhar ainda vou fazer esta ideia, mas mais alta, os meus gatos são muito atrevidos. Gosto desta ideia. 
Créditos das imagens acima : Pinterest.com


E para além dos enfeites, as ponsetias, ou estrelas de Natal. Se tem gatos, ou cães, cuidado, são veneno para eles. Coloque em local onde não possam tocar.

Eu tenho dois pequenos presépios, um na entrada de casa e outro na sala, pequenos mesmo, duas pequenas árvores, e as luzes a enfeitar.  Preferimos colocar luzes, para alegrar a nossa vida, de cor.
Os Natais são sempre tristes, quando se é mais velho, recordamos os natais bonitos de outrora, a família toda que já não existe e temos pena que não estejam sentados ao nosso lado.

Espero que todos estejam bem de saúde e felizes. Que haja paz e  harmonia nas vossas famílias, como desejo na minha e uma feliz época festiva.

Feliz Natal!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Roupa linda DIY - Faça você mesmo

Crochets e tricots ainda para o frio