sábado, 6 de abril de 2013

Decorar as portas


Muitas vezes as portas de nossas casas já são um pouco fora de moda, daí que haja várias maneiras de resolver esse problema. Pessoalmente gosto das portas claras, fáceis de limpar, de preferência branco casca de ovo, que não é aquele branco absoluto, mas um pouco mais escuro. E também não gosto de nada que seja reformada ou pintado, com pintura brilhante. O brilhante dá um ar vulgar às coisas que se fazem. Como se fosse uma imitação mal feita de lacado.
Mas se gostar de algo brilhante, dirija-se a uma boa loja de tintas e compre resina acrílica, muito boa para colocar nas portas dos móveis de casa de banho e cozinhas, ficam absolutamente lacados. Aplica-se com rolo pequenino, de espuma, com a porta que se quiser lacar, "deitada", isto é, na horizontal. E só sai dessa posição, quando secar, para que a resina não "escorregue".
Veja agora umas ideias de portas que nada têm a ver com pintura. São forradas a papel de parede. Acho lindas.
Quem tem aqueles armários com portas de espelho, nos quartos, pessoalmente não gosto, pode com esta ideia forrar essas portas.

Estas por exemplo, são as que eram de espelho.

Esta ideia é genial. Problema talvez para quem tem gatinhos em casa...

Já reparou, fica lindo, e pode mudar, quando por exemplo mudar a pintura das paredes ou até coordenar com o papel de uma das paredes.

Papel que coordena com as cores do quarto.

Muito bonita.

Ideias geniais, a meu ver, e boas para se experimentar. Podemos ter restos de papel, para aproveitamentos, e dar uma nova cara às portas.
Ideias Martha Stewart, Apartmente Therapy, Elle Decor e Poesie Gets Cozy.

2 comentários:

Anabela disse...

Boa tarde Gena. Adorei o seu artigo sobre forrar portas de roupeiro espelhadas com papel de parede. Gostaria de saber onde adquirir o papel para forrar o meu roupeiro. Muito obrigado e boa tarde. Anabela Gonçalves.

Gena Resende disse...

Boa tarde Anabela.
O papel que tenho usado para forrar interiores de roupeiros e móveis tem sido autocolante e compro no Aki.
Irei agora forrar as portas de dois roupeiros cá de casa e vou usar restos de colecção de papeis de parede . Tente lojas boas, já sempre restos um ou dois rolos de um estampado que goste, ou uma tecelagem estilo linho, ou ainda treliças.
A Loja do Querido Mudei a casa costuma ter, mas outras lojas têm restos de colecção, já que os papeis quando muito bonitos podem custar caro. Depois tem o problema do acerto de estampas. Tem que perguntar sempre quanto tem de comprar a mais para acertar os desenhos. Prefiro sempre os que não têm estampados e por isso não precisam desses acertos. Quase todos os grandes armazéns de artigos para a casa têm, encontra no Roy Merlin, Aki, em lojas de rua de produtos para bricolar. Eu uso cola que se compra ( frascos de cola branca, geralmente têm meio quilo de cola e dá para imensas coisas, foi a que usei por exemplo para forrar e depois impermeabilizar com diversas camadas de cola, que se vão deixando secar, o tampo de secretária que forrei com mapas. Na Baixa de Lisboa encontra várias lojas da especialidade em papeis e tecidos para forrar. A cola que refiro, dá até para colar soalho flutuante. Ainda bem que gostou do post e que a inspirou. Espero que depois nos mostre :)