quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ideias para casas de gato e aranhadores


 Bom dia amigos,

Boa quinta-feira, que seja serena e de paz. Que o dia seja de sol.
(Foto de uma das janelas de minha casa)


 Ideias para quem ama, como eu, os gatos. Eu amo todos os animais, mas adoro os meus gatos.
Ao longo da minha vida tive muitos, neste momento tenho três. Infelizmente eles duram muito menos do que nós, têm vidas mais curtas e por isso, partem cedo, deixando tantas vezes, tantas saudades.





Ideias para tornarmos a vida dos nossos amigos felinos, mais engraçada e mais alegre. Um gato passa mais de 16 horas a dormir. E em média cerca de meia hora entre a comida e  as suas necessidades fisiológicas.
O restante ele anda à descoberta, adoram estar por entre os vidros das janelas a olhar lá fora  ( cuidado, se mora alto, coloque rede de protecção para que não caiam).
Muitos animais se perdem por culpa de janelas abertas e outros morrem ou ficam com problemas graves, porque caem de prédios, com muita altura. Previna e não remedeie.



Eles precisam brincar, se são sozinhos brinque com eles ou com ele, se só  tem um.
Eles adoram jogar, com as bolinhas saltitonas ou as de espuma leve, que agarram com a boca. Com os ratos e pássaros que se vendem nas lojas de animais. E se quer um conselho, não compre animais em lojas de animais.
Tente saber como vivem as gatas e cadelas e outros animais, explorados  pela vida fora e tantas vezes deitados fora no final da vida, depois de estarem grávidas todos os anos por vezes duas vezes, uma vida de horror. Adopte animais nos abrigos  ou junto de pessoas que os tratam, os protegem de tanto mal que vai por esse mundo fora, contra os animais indefesos.
Em Portugal não há taxa de  resgate de um animal, mesmo assim, há milhares para adoptar. Sei que por exemplo nos Estados Unidos, há a Rescue Fee. Certamente bem menor do que  comprar um animal numa PET shop, fruto de exploração e que vêm das fábricas de bebés, que uns quantos exploram e enriquecem pelo abuso incessante de animais.



Para que as suas camas, cortinados, móveis e sofás não fiquem  com marcas das suas pequenas garras, tenha um arranhador.



Muitos modelos. Certamente nas lojas também os encontra feitos. Pequenos ou grandes. Comprar acessórios para os animais, sim, comprar os animais, não!!
Informem-se coo vivem os progenitores, vão ficar horrorizados.




Se procurar pela Web, tem muito onde aprender  o passo a passo para fazer um arranhador com pouco e de forma fácil.
Tem muitos sites, wikihow e youtube.
Este eu gostei porque é bem simples:  http://youtu.be/2R-ifP0tnSI/
Veja que até com cartão, podemos fazer coisas bem giras para os nossos felinos.




Há muitos modelos, com casota, com cama suspensa, com bonecos pendurados ou apenas para afiar as unhas. Eles, os felinos, precisam arranhar para tirar as unhas velhas. Se você tem um gato em casa e ao tem uma arranhador, pode ficar com pernas de mesas  todas esfoladas ou sofás rotos etc. Foi o que aconteceu em minha casa. Por isso pensei que era importante alertar para esse facto.


Este é bem simples. Só que nesta foto tem um perigo, aquela planta pode ser veneno para o seu gato. Por isso, perto dos gatos, só as ervas que podem comer, ou plantas de ornamentação, em plástico como tem noutras fotos.



Há para além dos arranhadores, as casinhas  para eles, e as prateleiras. Repararam que os gatos gostam de alturas? Pois é, se tiver oportunidade e puder, coloque algo para ele trepar, ele vai adorar.


Simples e por isso podem servir coisas que temos em casa, usadas, re-aproveitadas. Estragam-se, fazem-se outros.Aqui, uma bem grande:  https://youtu.be/0VtVsHHuTR8/


Outra ideia, aqui e muitas mais se procurarem no Youtube. https://youtu.be/mK1FAs_nk8c/

Esta apenas uma casinha de cartão. Amei!!  https://youtu.be/IFUD-m-HjJc/

Espero que gostem das sugestões.

Encontram muito mais na web e até em blogues e sites de ajuda e em vídeo. Inspirem-se!!!

Estas imagens tirei via Google imagens, com a pesquisa, "Cat scratcher/ Arranhadores para gatos".

Um dia alegre a todos e um abraço.

Até logo.

Gena

Sem comentários: