Reciclar e recriar

Ao novo, vida nova!! E com esta, pensar mais ecológico, reciclar mais, criar mais!
Algumas ideias que estão na minha mente para executar este ano.




Das primeiras vezes que vi tecidos de tweed reciclados, foi no antigo blogue da Constança Cabral, o Saídos da Concha, há uns bons anos trás. As belas Tote Bags feitas de casacos de tweed que comprava em segunda mão. Alguns com tweed Harrods, talvez o melhor do mundo.


Deem uma espreitadela -  http://saidosdaconcha.blogspot.com/2011/01/tweed-tartan-tote-bags.html


Quantas vezes não nos esquecemos que as lãs encolhem ou desconhecemos que certas camisolas que adoramos não podem ir à máquina?? E depois ficam compactas, encolhidas, mas nem por isso menos bonitas.  Ideias para recuperar os camisolões e os sweaters que envelhecem ou encolhem.


Com o frio que faz, só mesmo ter muitas mantas e agasalhos pela casa.  Uma ideia para reciclar roupa de que gostamos mas que deixou de se usar.  E, como sempre digo, se não serve para nós usarmos, não serve para se doar.  Nunca doem coisas velhas ou fora de moda, Aí é colocar no contentor da reciclagem. Há sempre quem recicle os tecidos velhos ( para mantas de trapos, por exemplo, muitas vezes as autarquias, têm artesãos que precisam de matéria prima).

E porque não um tapete ?  Reparem no pormenor. Para o executarem, tenham o cuidado de lavar os tecidos primeiro, para que não venham a encolher quando os limpar.



https://www.madebybarb.com


Há quem monte negócios fazendo reciclagem. Confesso que essa ideia me atrai!! Tal como a reciclagem de móveis. Mas requer espaço e tempo...algo que não me sobra!! 👩😆😅😉💜


https://www.ramadaponce.com




Apesar destes exemplos, há muitos outros e encontra para trás outros que lhe podem ser úteis.


Há várias maneiras de misturar tecidos, mas temos de nos certificar que não irão encolher, cada um de sua forma. Para isso há preceitos a seguir.







Muitas outras maneiras há para reciclar. Inúmeros costureiros de vanguarda usam a técnica para desenvolver novos modelos.

Teresa Martins ( TM Collections) usa uma técnica de modelos que permite usar esses modelos para reciclar tecidos.
Atenção ( !!!!!), não estou a dizer que os modelos são nesse sentido, mas podem sim,  ser aproveitados para inspirar possíveis reciclagens de diversos tecidos. Vejam as colecções e vejam se não tenho razão. Se pudesse vestia só roupa ela. 😉😊😚😛

Vejam a loja na vila onde vivo :  https://www.tmcollection.com/en/tmcollection-store.html

Sou suspeita por vos mostrar esta ideia ( mais uma vez usando uma referência mas sem qualquer tipo de lucro), porque adoro o trabalho desta criadora. Faz-me recordar o estilista japonês que também adoro, Yohji-Yamamoto. O lema deste blogue, é inspirar e não vender.
Conceitos de moda bem diferentes do habitual, onde a roupa não aperta o corpo, mas flui ao seu redor, dando-lhe beleza e leveza.






Via eBay







Espero que gostem das ideias.

Todos os exemplos aqui apresentados e não creditados, via Etsy e Pinterest.com

Aproveito para lhes desejar um feliz ano novo de 2019 com 365 páginas para serem escritas por nós!!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo