quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Espaços de trabalho polivalentes


Nos dias que correm e com tanta gente desempregada pelo mundo fora,  é vital termos um espaço onde possamos desenvolver uma pequena economia doméstica. Ela pode ser qualquer  coisa. Arte e Design, Artes manuais, Pintura, costura, reforma de roupa, arranjos em roupa, culinária, fotografia, roupas de criança  e tantas outras coisas.
O importante é termos esse espaço, que esteja mais ou menos isolado e onde possamos trabalhar em paz. 
Outra coisa é gerir os tempos. 
Nunca se deixe enganar. Ter uma criança ao pé, enquanto trabalha, é tempo perdido e vai levá-lo a uma depressão. 
Depois haverá sempre a infelicidade de não cumprir horários, não conseguir ter metas e a frustração que não dá para qualquer dos lados, o  tempo conveniente.
Esse é o pior cenário quando se trabalha e ainda se tem crianças pequenas.
Para mim seria e foi sempre impensável, porque  nunca podemos gerir tempo com crianças, eles adoecem, eles brincam, fazem  barulho, requerem atenção, depois há as horas de refeições, preparar as mesmas etc. Por isso, faça um plano e cumpra-o à risca. 
Nunca encete um trabalho sem ajuda de outros, em sua casa quando tem crianças pequenas ao  seu cuidado.
Será irrealista pensar que vai dar certo. Nunca dá. Falo por experiência própria. 
Criei todos os meus filhos sem qualquer tipo de ajuda familiar. Sei bem o que isso é e do que falo.
Isso é imaturidade.
Espere que a sua criança tenha pelo menos seis anos e até lá, vá desenvolvendo o projecto. Enquanto muito trabalhando em pequenos períodos, como por exemplo quando tem ajuda por perto, quando a criança dorme, ou mesmo quando o coloca junto a si, num parquinho, está vigiado, mas não vai mexer onde não deve. Tenho visto grandes pessoas super criativas, numa derrocada total, porque foram imaturas e não tiveram a ideias de que não  iriam conseguir. Projectos em casa, já funcionam melhor, quando as crianças estão na escola. Há quem consiga dar explicações a crianças, ou fazer pequenos trabalhos nos intervalos, mas nunca se poderá assentar um projecto  nestas circunstâncias. E os tempos têm de ser muito bem geridos.
Depois, quando as crianças crescerem,  comece a colocar o projecto  em execução. Teve tempo de sobra para o colocar no papel e desenvolver.  Para isso terá de contar com ajudas. De outro modo, é tempo perdido.
Vá tendo metas. e uma coisa de cada vez. Outra asneira é começar com vários trabalhos em simultâneo.
Vá fazendo um de cada vez  acho que devera sempre ter u trabalho finalizado antes de encetar outro.
Há inúmeras pequenas indústrias em casa das pessoas. Algumas trabalham em parceria com irmãs, m mãe e até avós. Nunca ofereça o seu trabalho por uma tuta e meia. Todo o trabalho requer um ou dois dias de trabalho, e nesse contexto, tem de ser pago. Quem pede muito pouco por algo que levou dias a executar, não recebe nem o valor que investiu em materiais, quanto mais o pagamento do seu trabalho. Por isso, valorize-se.

Aqui em baixo e a seguir, inúmeras ideias para espaços de trabalho, domésticos. Inspire-se, foi essa a minha intenção.


http://www.desiretoinspire.net/
 
 


http://www.desiretoinspire.net/


Enquanto o bebé é pequeno, por exemplo, até mesmo no quartinho dele pode trabalhar, ele não irá mexer nas suas coisas.  Quando for maior  já andar, aí muda para outro loca.
http://www.desiretoinspire.net/


Até num quarto de hóspedes, pode trabalhar. Se chegar alguém de família, tenha sempre duas ou três caixss de 40 ou mais litros, de preferência em plásticos coloridos, para guardar os seus pertences e poder levá.los para outro local. Via Room with a view


http://www.desiretoinspire.net/

Num anexo da casa, ou num que construa para o efeito, com um abrigo de jardim por exemplo, forrado para não passar humidade, será uma solução.

Pottery Barn via Decor8

Se são poucos em casa e a casa  fica por sua conta durante o dia, até na sala pode trabalhar. http://www.desiretoinspire.net/


Aprenda a organizar o básico, o antes e o depois. http://www.desiretoinspire.net/

Se tem que orientar trabalhos de casa, enquanto trabalha, veja esta ideia.
http://www.desiretoinspire.net/


 http://www.desiretoinspire.net/

Muitas ideias para poder ter o seu espaço e poder ganhar algum dinheiro.
http://www.desiretoinspire.net/



Por vezes até num sótão ou numa arrecadação, como esta ideia. Basta é ter força e esperança que vai dar certo. Via Sustentador


http://www.desiretoinspire.net/  

Quando não há hipótese de separar as tarefas de mãe das outras, então coloque tudo à mão, para que as coisas  se  desenrolem sem sobressaltos.http://www.desiretoinspire.net/


Dependendo do tipo de trabalho e se tem a sorte de o seu quarto ser grande, ou ter um escritório, mais uma linda ideia.
 Via Southern Life Beautiful


http://www.desiretoinspire.net/, com recuperação de móveis e tecidos Ikea.

Por vezes, há a inspiração, o espaço, as ideias, mas falta o principal....a vontade. Espero que não lhe falte.


Sem comentários: