sexta-feira, 4 de março de 2016

Como as "vestir" as paredes


Olá, boa tarde,



Uma das questões mais aborrecidas de solucionar, é decorar as paredes. Por vezes as divisões da casa são estreitas e muito compridas, ou pelo contrário, com paredes muito altas e casas pequenas...todos esses problemas podem ser "disfarçados" se utilizarmos truques. Por exemplo, divisões pequenas, podem ganhar amplitude, colocando uma parede apenas, ou um cor forte ou um papel de parede que dê um destaque. Desse modo, essa parede vai servir para criar "profundidade" na sala ou quarto que estamos a decorar.
Casas muito altas, com um pé alto de mais de três metros, podem ser disfarçadas, cortanto a parede a cerca de 1,20 m de altura a contar do chão, pintar para baixo e para cima colocar papel, ou vice versa. Para demarcar, coloca-se uma baguete de madeira, lisa ou trabalhada, (já se vendem a metro nos centros de bricolage), e assim, dá a sensação de maior harmonia e menos altura.
Esse truque também pode usar-se em corredores e casas sem luz, colocar de ambos os lados espelhos ou colecções de espelhos, levemente desencontrados em relação à parede paralela, e assim, a pouca luz que existir, reflecte por todos os espelhos.

Veja então alguns exemplos que são muito úteis.



Uma sala onde o branco e o vermelho imperam. Deu-se destaque a uma parede com riscas, assim o vermelho puro deixou de ser tão agressivo...Mas também tornou a sala mais ampla e até deu destaque àquela parede nua, sem quadros. Aqui, a colocar quadros teria de ser na parede lisa e com molduras brancas, todas as molduras brancas de diferentes tamanhos e seguindo o preceito de pendurar quadros.
Ideia original das revistas  http://www.schoener-wohnen.de/,  tal como a grande maioria das imagens do post.



Um azul cinza chumbo, deu característica a esta parede repleta com fotografias de família. Reparem como segue as regras de colocação de quadros. http://www.schoener-wohnen.de/



Mais uma ideia para dar destaque a uma parede.
Há inúmeras pessoas que descuram as paredes e as deixam vazias, já aqui fiz vários posts sobre como fazer quadros simples. Se não puder, coloque apenas fotografias, embora com molduras sempre da mesma cor, embora possam ser de diferentes feitios ou desenhos.
http://www.schoener-wohnen.de/



Entre duas grandes janelas, veja como se tirou partido desta parede.
http://www.schoener-wohnen.de/



Mais uma vez o vermelho, como vê, dois quadros a óleo de tendências contemporâneas, resultou muito bem. http://www.schoener-wohnen.de/



Numa sala muito grande, para criar profundidade, pintaram-se os fundos dos nichos na parede que ladeiam a lareira, em tom bordeaux, tom que casa com os reposteiros, em purple (tom de ameixa) e com as almofadas sobre o sofá. http://www.schoener-wohnen.de/




De novo o tom purple (ameixa), dá destaque a uma parede. Este tom liga muito bem com branco e bege muito claro e também com as molduras pretas. http://www.schoener-wohnen.de/



Paredes muito altas e salas muito grandes, cortou-se essa amplitude com três quadros colocados à altura dos olhos de quem está em pé, cerca de 1,60m para "cortar" o excesso de altura.
http://www.schoener-wohnen.de/



Azul porcelana e uma ideia para decorar esta parede com molduras que foram forradas com papel e onde se colocam ideias para, de forma original, mostrar ou "lembrar" coisas que há para fazer, ou apenas para olhar. 
http://www.schoener-wohnen.de/




De novo este tom, que está muito na moda, combinado com beges claros. Na parede, para além da profundidade criada pelo destaque da cor, colocou-se uma trilogia de um quadro.
http://www.schoener-wohnen.de/



Mais uma ideia para uma parede, preenchida com fotografias de férias. Esta ideia de woolwoolstool.blogspot.com


Numa parede de uma cozinha ou de uma copa, uma composição diversas com um tema único, as maçãs.
Via :Ideia de Jeito de casa.




Quando a altura das paredes é muito grande, há que disfarçar, há inúmeras maneiras de o fazer.
Ideia de http://lamaisondannag.blogspot.pt/





Mais uma ideia de decorar uma parede,  esta da Ideal Home.  Aqui com vários cabides e sobre estes pequenas prateleiras próprias para expor quadros. Sobre a grande altura das janelas, uma guirlanda de bandeirinhas, ao olhar, não nos apercebemos de que o pé alto é demasiado.
Pessoalmente adoro casas assim, com janelas de bandeira e mais de três metros de altura. Pode fazer-se tanta coisas, até um mezanino.




Aqui, criou-se destaque para esta parede, que foi criada para servir de divisória entre dois ambientes, colocando-se um papel bonito e florido, que condiz com o tipo de mesa usada. Esta ideia do https://blogdareforma.wordpress.com/


http://www.micasarevista.com/



http://www.micasarevista.com/




Estas últimas três sugestões de Micasa revista, para atenuar o pé alto e disfarçar deste modo tal como referi no início do post, com uma baguete que divide a cerca de 1,20 m de altura, a parede. Cria uma ilusão óptica, que encurta a parede. http://www.micasarevista.com/

Espero que gostem das ideias.

Sem comentários: