Para quem trabalha em casa ou a partir de casa


Muitas vezes por força do que nos acontece na vida, precisamos mudar de rumo e até trabalhar em casa, ou até, nas empresas mais modernas, a partir de casa, pelo menos em alguns dias do mês.

Se é o seu caso, se mudou de vida,  se trabalha em casa, se costura ou borda, se dá aulas em casa, se é escritor ou bloguista, se tem uma contabilidade em casa, ou se tem uma outra actividade a partir de casa, é essencial ter um espaço seu, onde os outros poderão entrar, mas que é o seu domínio, e onde desenvolve o seu trabalho.

Se tiver crianças em casa e se trabalha em casa, delimite bem o seu espaço e coloque em prateleiras altas, tudo o que possa ser perigoso para os pequenos.
Ao delimitar o espaço como seu, evita mais tarde a disputa desse mesmo espaço, mesmo sendo a dona da casa e obrigue as pessoas com quem vive a respeitarem esse espaço como de trabalho e de onde vem parte do sustento da família. Só assim conseguirá orientar-se.

Tenha um horário, para seguir as muitas tarefas que vai ser obrigada a ter e a dividir-se entre elas, mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora, etc.

Veja aqui umas quantas imagens de espaços de trabalho. Talvez lhe sugiram algo para o seu "cantinho", caso ainda não o tenha e caso precise de o ter. De outro modo, servem também para escritórios e áreas de estudo.

Nem todos podemos  ter uma divisão para nós, para o nosso trabalho. Mas existem vários truques que pode utilizar...por exemplo, se tem uma copa e se  estiver disposta a ter um horário de trabalho, das tantas às tantas  e particularmente se as crianças não estão em casa, use  o espaço, tendo o cuidado  de ter uma mesa apenas para si, onde colocar a máquina de costura, etc, ou demais  acessórios com que trabalha. Use prateleiras altas, como referi atrás, para guardar tesouras, agulhas, linhas,tecidos, moldes, etc. O mesmo com as lãs, os bordados e outras coisas com  que trabalhe.





Pode ser até num canto da cozinha, por exemplo na zona da lavandaria, desde que tenha o espaço necessário e luz natural.


Pode também ser no canto da sala .



Ou ser uma divisão só para si.



Se tiver muito trabalho deve ter uma grande mesa ou duas, por exemplo se trabalha com várias coisas, costura e crochets, etc.


Organize bem o seu espaço para que esteja sempre arrumado. Coloque etiquetas nas caixas de arrumação para posteriormente não perder tempo à procura!



Se faz tele trabalho, tenha um cantinho personalizado como se estivesse na empresa.


Além da luz natural tenha sempre pelo menos um candeeiro de trabalho.



O espaço pode ser pequeno ao começar, mas se está cheio/a de vontade, vá em frente. Mais tarde pensa numa solução melhor.



Pode até ter uma ou mais pessoas a trabalhar consigo em sua casa. Não esqueça é de manter um horário, para que quem trabalha consigo também viva a respectiva família e para que a sua própria família não se sinta "a mais", em casa.


Personalize o espaço consoante o trabalho que faz, se chegar alguém para os visitar, rapidamente coloca tudo em ordem.


Se tiver tudo organizado e delimitar o espaço de trabalho a intrusos, verá que é bem sucedido/a.


Alegre esse local onde trabalha e costumize os moveis, dê alegria ao espaço.

E tenha muito sucesso, é o que desejo!

Créditos Micasa, Home and Garden, Desire to inspire, Better homes, Fresh home e La belle vie.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo