segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Espaços de trabalho


Muitas vezes por força do que nos acontece na vida, precisamos mudar de rumo e até trabalhar em casa.

Se é o seu caso, se mudou de vida,  se trabalha em casa, se costura ou borda, se tem uma qualquer actividade a partir de casa, é essencial ter um espaço seu, onde os outros poderão entrar, mas que é o seu domínio, e onde desenvolve o seu trabalho.

Se tiver crianças em casa e se trabalha em casa, delimite bem o seu espaço e coloque em prateleiras altas, tudo o que possa ser perigoso para os pequenos.
Ao delimitar o espaço como seu, evita mais tarde a disputa desse mesmo espaço, mesmo sendo a dona da casa e obrigue as pessoas com quem vive a respeitarem esse espaço como de trabalho e de onde vem parte do sustento da família. Só assim conseguirá orientar-se.

Tenha um horário, para seguir as muitas tarefas que vai ser obrigada a ter e a dividir-se entre elas, mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora, etc.

Veja aqui umas quantas imagens de espaços de trabalho. Talvez lhe sugiram algo para o seu "cantinho", caso ainda não o tenha e caso precise de o ter. De outro modo, servem também para escritórios e áreas de estudo.

Nem todos podemos  ter uma divisão para nós, para o nosso trabalho. Mas existem vários truques que pode utilizar...por exemplo, se tem uma copa e se  estiver disposta a ter um horário de trabalho, das tantas às tantas  e particularmente se as crianças não estão em casa, use  o espaço, tendo o cuidado  de ter uma mesa apenas para si, onde colocar a máquina de costura, etc, ou demais  acessórios com que trabalha. Use prateleiras altas, como referi atrás, para guardar tesouras, agulhas, linhas,tecidos, moldes, etc. O mesmo com as lãs, os bordados e outras coisas com  que trabalhe.





Pode ser até num canto da cozinha, por exemplo na zona da lavandaria, desde que tenha o espaço necessário e luz natural.


Pode também ser no canto da sala .



Ou ser uma divisão só pra si.



Se tiver muito trabalho deve ter uma grande mesa ou duas, por exemplo se trabalha com várias coisas, costura e crochets, etc.


Organize bem o seu espaço para que esteja sempre arrumado.



Se faz tele trabalho, tenha um cantinho personalizado como se estivesse na empresa.


Além da luz natural tenha sempre pelo menos um candeeiro de trabalho.



O espaço pode ser pequeno ao começar, mas se está cheio/a de vontade, vá em frente. Mais tarde pensa numa solução melhor.



Pode até ter uma ou mais pessoas a trabalhar consigo em sua casa. Não esqueça é de manter um horário, para que quem trabalha consigo também viva a respectiva família e para que a sua própria família não se sinta "a mais", em casa.


Personalize o espaço consoante o trabalho que faz, se chegar alguém para os visitar, rapidamente coloca tudo em ordem.


Se tiver tudo organizado e delimitar o espaço de trabalho a intrusos, verá que é bem sucedido/a.


Alegre esse local onde trabalha e costumize os moveis, dê alegria ao espaço.

E tenha muito sucesso, é o que desejo!

Créditos Micasa, Home and Garden, Desire to inspire, Better homes, Fresh home e La belle vie.

Sem comentários: