Aprenda a reciclar malhas e outros tecidos



Olá amigos, 

feliz dia e feliz Natal !





Como tem de cortar uma camisola para ter duas partes de uma almofada. Mas não deite o restante fora, chuleie e guarde, para futuros trabalhos. Por exemplo, sabe que cães pequenos, basta uma manga de uma camisolão para fazer uma capinha?








Há quem não aprecie este blogue porque defendo com unhas e dentes a reciclagem, a ecologia, a sustentabilidade a não agressão contra todos os animais, e veja, até a milionária Martha Stewart, faz cestos para os trabalhos manuais, com cartão e um velho pullover.




Quem gosta da arte de quilting ( acolchoamento à mão) usa muito para fazer edredões e colchas para os bebés, com uma qualidade fantástica.














Quando os tecidos são muito finos, convém coser uma entretela para dar mais corpo ao tecido. Entretela é uma espécie de gaze fechada, que se vende de diferentes larguras  e espessuras para dar corpo e cair aos tecidos mais finos.



Se tem muitas coisas que ou têm buracos ou malhas caídas e já não servem para doar ou reciclar ou vender, vá cortando os quadrados e guarde numa caixa só para isso. Há caixas de 40 litros, em plástico transparente e onde poderá guardar estes quadrados. Se quer um conselho, chuleie à mão  ou faça um ziguezague na máquina de costura para que as malhas não se comecem a desmanchar.


 Há países onde se fazem estas mantas, feitas com roupa de entes queridos, que partiram cedo demais e se chamam Memory quilts (Mantas memória). Há quem as use colocadas em paredes, como se fosse um quadro.





Não são apenas as mantas, as roupas para os mais pequenos, ou carteiras, sacos, mantas memória ou tantas outras coisas, como fazer roupa com diferentes malhas, As almofadas são mesmo um dos meus principais gostos para a reciclagem de camisolas e vestidos.


Ideia de um presépio reciclando malhas. Ideias  que ão estão creditadas, via Pinterest.com e via este blogue.

Feliz Natal!!

Comentários

Manuela-Helena disse…
Oi, Gena!
Eu adoro visitar o teu blog, e ver todas estas ideias fantásticas... agora que estou com alguns dias livres, de férias da formação que frequento, vamos lá ver se consigo pegar em algumas blusas velhas de lã, e fazer como vi aqui nestas imagens, um par de almofadas para o meu quarto e sala...
Bem sei que é raro vir comentar, mas podes ter certeza que sempre que posso, venho ver as novidades...
Obrigada por todo o trabalho que tens tido em manter este maravilhoso blog! Obrigada de coração!
Beijinhos de parabéns por seres avó de novo, e felicidade a ti e tua família!
Um abraço e votos sinceros de umas Festas Felizes, com Paz, Amor, e todas as Bençãos do Céu!

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo