sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Decoração: Os quartos de dormir e de sonhar

Para mim o quarto principal da casa é o coração da casa. Aí não estou de acordo com muitos praticantes de Feng Shui, que dizem ser a sala.
A sala é,  e sempre foi, a divisão onde  a maioria das pessoas tenta colocar tudo o que tem de melhor, para mostrar à família,  para mostrar aos amigos e até provocar umas invejitas, etc.
Pela minha parte, não concordo nada com isso. Tal como também não concordo, com o facto de se dizer que o quarto é sítio para dormir.
É-o certamente, mas não só. É também para amar, para estar a modorrar, a ler ou ouvir música e até para trabalhar. Quantos de nós, à falta de outro local mais tranquilo, não tem uma pequena secretária por baixo da janela do quarto?
O que não concordo e aí desculpe-me quem achar o contrário, é com a televisão e o leitor de dvd ou o computador, no quarto.
São elementos que não nos trazem a calma necessária para o repouso diário. E esse, dependendo de pessoa para pessoa, não deverá andar muito longe das 7 ou 8 horas diárias. Já li na revista Science,  que mais de oito horas de sono, também faz mal.


Mais uma vez vos dou aqui umas sugestões para quartos.
Pessoalmente não aprecio nada que seja minimalista. Gosto de decoração moderna, mas não aséptica. Gosto de cor e no quarto, o conforto dos texteis é imprescíndivel. Almofadas, mantinhas etc.
Adoro roupas de cama coloridas e aconchegantes, com rendas e folhinhos, babados, etc. Há muitas lindas e adoro as tradicionais portuguesas adaptadas aos novos estilos de vida. Também sei que em algumas regiões do Brasil há lindas e bem gostaria de conhecer.


O bordado a cheio, os matizados, os abertos e fechados, estilo rechelieu, os bordados ingleses. Mas também adoro roupas às risquinhas, a lembrar os bibes de criança, aos quadradinhos,  às bolinhas, ou raminhos de flores.
Há muitas lojas onde encontrar roupa para fazer uma cama linda. Coordene com umas almofadas, os abajours dos candeeiros, e cortinados e vai ver que se sai bem.


Mais uma vez quero afirmar que as ideias que vos mostro são apenas para um elemento decorativo, para que possa surgir a sua própria imaginação. O que quer realmente para si e para o seu quarto.


Muitas e lindas propostas e muitas mais poderia mostrar-vos. Mas o essencial que queria transmitir, está nestas propostas.
Não interessa ter um quarto cheio de moveis pesados e escuros. Se herdou uma mobília inteira ou completa como se dizia, ponha por exemplo a cómoda,  a servir de apoio no hall dos quartos e compre uma credência branca e um espelho igualmente branco.


Coloque almofadas coloridas sobre uma colcha marroquina de algodão branco liso. Como as que se vende no Ikea. E cortinados semi transparentes coordenados com as almofadas.


O que interessa é que o seu quarto seja o seu refúgio, a "sua cara".




Este é convencional  bem chique, gosto dos coordenados em diferentes tons de bege.






Para se ter um quarto acolhedor e onde possamos descansar, ele não precisa ser muito cheio ou rico, basta simples e fresco.



Já viu neste, uma porta velha e com uma patine, dá forma à cabeceira...





Que tal? Gosta das sugestões?? Deu-lhe alguma ideia para uma pequena mudança no seu quarto, ou até no de visitas ( se for caso de o ter), espero que sim, tomara que lhe tenha dado muitas ideias, de roupas de cama,de como colocar este ou aquele móvel...

Continuo à espera de sugestões, comentários, participação de vocês.  Um abraço e falem comigo, ok??

Ideias google images e achados de decoração, houseofturquoise, absolutely beautiful things, a cottage in the woods e outros marcados nas fotos.

Sem comentários: