sábado, 28 de maio de 2011

Customizar um abajour já usado

Quanto/as de nós não temos coisas em casa que podemos "melhorar" tornar mais bonitas ou mais adequadas com a decoração que temos nos quartos ou living? Agora uma ideia para transformar uma abajour de papel, já meio amarelado pelo uso, de uma das possíveis maneiras. Precisa paciência e muita atenção. Não é das customizações mais fáceis, mas depois de terminado, dará certamente a quem o fez,  alegria de ter uma peça absolutamente única.

Vai precisar de: Um abajour novo ou usado, em papel, fita crepe, cola para tecido e cola branca, linha de bordar, alfinetes dama, diversos galões ou gregas, à sua escolha e nas cores que melhor se adequam à sua decoração. Tire bem as medidas primeiro, envolvendo o abajour nos diferentes sítios, em círculos com a fita métrica. Não comprar à medida, dê sempre mais cinco ou 1o centímetros para acertar o padrão da grega ou do galão.É sempre preferível sobrar um pouco, do que depois lhe faltar.
Lembre que a medida das gregas ou dos galões,  vai depender do tamanho do abajour. Faça o cálculo.
Mãos à obra.

Comece por fazer uma bobina com a linha de bordado. Se não tiver uma, use um pedaço de papelão ou plástico. Vai facilitar bastante.


Prenda a linha no meio do abajour com a fita crepe, e deixe um pouco a mais para poder dar o nó, no final. A bobina deve ficar virada para a parte de baixo do abajour.

Comece enrolando como na imagem.

Continue envolvendo o abajour com a linha. Lembre-se de a manter bem firme, sem contudo entortar o abajour. Mas firme o suficiente para segurar as gregas ou galões que escolher para a sua composição.

Quando terminar de envolver a linha no abajour, corte-a e cole a ponta com a fita crepe como mostra a figura.Desse modo ela não irá deslaçar.Deixe uma ponta para poder depois dar um nó bem firme.



Organize sobre uma mesa, o desenho que quer implantar no abajour. Teste várias combinações até se decidir.

Deve começar o seu esquema com a grega mais larga. Coloque o alfinete de segurança, na ponta, e comece a fazer o traçado. Cuidado para não entortar as linhas de base.

Quando terminar de envolver com a linha, corte-a e cole com a fita crepe, apertando bem para ela não deslace. Deixe uma sobra para dar o nó.

Para a grega  não desfiar enquanto monta o esquema no abajour,  passe um pouco de cola de tecido, na ponta da grega ou galão, deixe secar um pouco.



Estando definida, fixe-a no abajour com pequenas gotinhas de cola branca. Não exagere, é um pouquinho aqui, outro ali. E lembre-se  de colocar a cola de tecido na outra ponta da grega, para não desfiar.

Quando fizer toda a volta, não corte a grega ou galão, antes de calcular a distância  que vai precisar para as outras gregas ou galões que escolher, até à ponta do abajour, de baixo e a da cima.


Repita o traçado com as outras gregas, lembrando de começar sempre no mesmo lugar onde começou a primeira. Não esqueça também de alternar o traçado. Se começou passando por baixo da linha, a outra irá por cima.


Dependendo da altura, poderá verificar que no final, as pontas das gregas ou dos galões, não encaixam, assim, deverá ajustar, indo da parte de cima para baixo, até conseguir melhorar o esquema e "casar " as gregas/galões,embora com galões lisos haja menos essa possibilidade, porque não são ondulados como a grega.



Aí está o abajour  customizado e já pronto. Repare que as gregas se alternam como no esquema que montou..



Trabalho final, valeu a pena não? Algo para a sua casa que criou com carinho e que certamente será uma obra, quem sabe se não o seu primeiro trabalho para a sua casa.

Ideia original de Diane Gilleland, para Craftize, aqui modificado para Português Europeu.

Sem comentários: