Vintage and simple

Olá, feliz Outubro!

De volta à decoração, apenas algumas imagens criativas e sugestivas, do tipo de decoração muito em voga, o vintage. Simples e por vezes quase minimalista.
Este estilo é usado em todas as idades. Por jovens, menos jovens, pessoas que gostam de misturar estilos e criar o seu próprio...porque afinal é isso que transmite personalidade aos espaços. Tenho vindo a constatar que há muitas pessoas que independentemente da "classe social" a que pertence, isto é, independentemente do dinheiro que tenha, muitos adoptam este estilo.  Há várias razões, a consciência que nos traz  a ecologia, o podermos reciclar móveis que se herdam ou compram em lojas de segunda mão, e que dão uma característica única aos espaços onde vivemos. E o mais importante, não é tanto estar na moda, mas sim, sentirmos conforto e gostarmos dos espaços onde vivemos.



O papel de flores, como se usava na primeira metade do séc. XX, está de volta. Móveis antigos, reciclados e pintados. Pode ser feito com papel ou com chita. Aconselho é a lavarem primeiro a chita, porque esta encolhe um pouco ao ser lavada, mas também "encorpa", assim é melhor para colocar a cola no tecido.


Uma antiga rede de colchão, foi reaproveitada...reciclar e reutilizar é preciso!
Hoje em dia, quase tudo é reaproveitável. Quando era pequena recordo de haver este tipo de redes nas camas, para sustentar os colchões. Depois  apareceram os estrados de ripas ou lisos.

Latas de chá com nova função.
Reciclar, para usar e abusar. Faça um furo e com um pequeno prego, suspende.




Usar e misturar peças muito antigas dá caché. Um belo espelho, uma pequena bandeja e criamos uma decoração única. Eu adoro estas misturas. Já experimentaram passar por uma loja de móveis e acessórios antigos, ou mesmo velhos?? Por vezes temos surpresas agradáveis.




Os eternos crochets, nunca estiveram tão na moda. E pelo que me é dado verificar nas revistas, vão continuar a usar-se. Tenho uma enorme colecção de fotografias de vestidos de crochet para aqui colocar...para podermos ter tempo de fazer e usar. Aqui na península ibérica, na ponta da Europa,  já estamos na Primavera, mas é uma Primavera fria...ainda vai dar tempo para se fazerem coisas lindas em crochet, para usar no Verão.


Cozinha agradável, de campo, com diferentes estilos de estampas e texturas misturadas, tão em voga no momento. Tenho uma balança destas, como havia nas antigas mercearias e cafés ...antes da era digital.



Os lavores...aqui uma colcha em tricot, em fio extra grosso, de lã artesanal.


Mais lavores e ideias...Estas colchas muito confortáveis, garanto-vos que duram anos! Adoro a parede da cabeceira da cama forrada a madeira.


Estes cabides são do IKEA, estão na secção dos Pets (animais domésticos). Servem como puxadores dos armários do corredor e ao mesmo tempo, de cabides decorativos.

Sala de  trabalho quase minimalista. Reparem nas antigas pranchetas que se usavam nas fábricas, servem para decorar e guardar notas.

Mais uma sala de trabalho...como eu gostaria que a minha estivesse assim organizada!!


Quem disse que não se podem misturar o ultra moderno com o antigo?


Aproveitar espaços de maneira criativa!! Reparem no uso do papel, numa só faixa, que serve de elemento decorativo. Um recanto no corredor para colocar um bengaleiro.


Nas almas românticas não há constrangimentos. Recicle, e use diferentes pratos misturados, está na moda. Fruto da filosofia que se instalou particularmente no meio ecologista e muito particularmente entre os jovens, a filosofia dos flea markets, ou seja a nossa feira da ladra, ou mercado das pulgas, ou de velharias, etc. Qualquer que seja o nome que lhe queira dar.


Saber aproveitar espaços. Por vezes queixamos-nos de falta de espaço, mas esquecemos de como aproveitar o que temos.


O estilo pegou e está na moda.


Mais uma bela e radiosa sala de trabalho, toda organizada.



Os famosos e lindos azulejos portugueses tão queridos em todo o mundo, também estão na moda.



Também a arte está na moda, em todas as divisões da casa, mesmo na cozinha!!


Usufruir de pequenos espaços como galeria de fotografias ou arte.

Prometo que serei muito mais regular e que vos trarei muitas novidades. Vou criar uma rubrica de comidas e doces. Quem quiser participar,pode fazê-lo. Depois dou indicações. 

Sejam felizes, recordem-se, a felicidade em si não existe, mas podemos construir momentos de felicidade em cada momento que vivemos. Se quer um conselho, viva o hoje, o ontem já passou e não volta, amanhã, não sabemos o que pode acontecer. Se viver o hoje e agora na sua plenitude, vai ver que começa a ser  muito mais feliz!!


Espero que gostem das sugestões, de diferentes proveniências, via Kika Reichert.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo