domingo, 28 de agosto de 2011

Casas com alma

Hoje venho mostrar-vos algumas ideias de decoração de certo modo, um pouco mais tradicional. Sabem que adoro o estilo vintage, as casinhas rurais, bem como as casinhas de praia.
Sobre as  casas de praia era para vos mostrar imagens das casinhas de praia que existem em Vieira de Leiria e S. Pedro Muel, mas este ano ainda não tive oportunidade de ir até lá e as imagens que tinha do ano passado, foram apagadas por engano.
Gosto muito de casas marcantes, por um qualquer motivo, simples e com ausência de um certo estilo que resumo em "mau gosto" ou cheia de mil e uma tralhas que são difíceis de manter limpas. Se por acaso tem muitos bibelots e livros, adopte por ter estantes com portas de vidro (o Ikea tem a Billy e a Besta ambas com portas de vidro que se podem comprar em separado). Desse modo preserva do pó,  não só os livros mas também os bibelots.
Adoro casas com carisma, mas nem sequer sou muito apreciadora de móveis muito caros, ate porque na minha perspectiva de beleza, neste caso decorativa, adoro misturas. Coisas de metal,espelhos, livros, plantas, mantinhas, quadros e aguarelas, serigrafias, ou mesmo colecções de fotografias e imagens de plantas, pássaros, borboletas, etc. Há inúmeras maneiras de alindarmos as nossas casas sem gastar fortunas.
Uma das razões porque aprecio o vintage, é porque permite a mistura de móveis muito antigos com outros de uma época que gosto muito, os anos 50 do século passado. Os chamados móveis de pernas de palito.
No entanto, gosto também de cadeiras Luís XV, as famosas bergéres, particularmente as que foram recuperadas e forradas com tecidos modernos. Creio que a mistura de estilos é que dá o toque e cunho pessoal a cada decoração.
Vejam então as imagens que escolhi para vos mostrar e digam de vossa justiça.

Ausência d emuitos móveis para que a decoração não fique carregada.

Um Hall simples que no entanto não deixa de ser sofisticado.

Gosto muito de banheiras antigas , especialmente as de patas de leão. Esta em estanho também é muito bonita.

Estantes no quarto, que desaparecem sob os cortinados quando todos estes estão corridos, dando uniformidade ao espaço.

Nesta imagem vê-se melhor, as estantes e os diversos cortinados, todos iguais e que criam um ambiente simples e sofisticado.

Poltronas colocadas ao contrário, para se poder conversar, ler ou apenas ver a paisagem.

Adoro a mistura de estilos.


Imagens que mostram por si,  como podemos tirar partido de móveis mais antigos, quem os tem evidentemente.

Sem comentários: