terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ideias criativas



Para ocupar o meu tempo, em que não estou aqui convosco ou a ler, a cumprir as minhas obrigações de dona de casa e a trabalhar, uso-o para criar coisas. Como sou muito irrequieta, para mim é impensável assistir a um filme na TV ou no Vídeo, sem estar a fazer qualquer coisa. Coser, fazer remates em qualquer coisa, crochetar, bordar ou até mesmo tricotar. Ultimamente tenho crochetado mais do que tricotado. Confesso que aprecio mais. Mas sei fazer os dois.
Como tenho vindo aqui a colocar ideias para também ocuparem os vossos tempinhos livres, vejam algumas  que julgo merecem uma oportunidade... a de serem confeccionadas.

Coisas lindas no livro de Melody Griffiths

Caminha para os nossos pets,  tão simples de fazer. Toda em ponto baixo e numa cor que nem se suja muito.



Muito lindas estas almofadas, como podem ver ficam bem, mesmo em ambientes modernos.


Uma almofada coração, pode ser feita em lã usando um contraste por baixo, por exemplo em vermelho e forro preto, e com a receita/ esquema. Dá para imprimir em página A4.

Quadradinhos para quem se inicia no tricot, depois são todos cosidos uns aos outros e aí está um primeiro trabalho para se aproveitar os restinhos de lã.

Um bonito bolero, em crochet de lã fininha.



Dar vida aos naperons que herdou da avó, colá-los com cola de tecido a uns frascos de vidro e  colocar uns atilhos e uns laços com um botão ou bolinhas de Fimo. Fará um brilharete com estes porta velas, lindíssimos. Cuidado, não use velas muito grossas e altas, use as tea-light que têm uma base metálica,  para que o vidro não estale.



O crochet em versão moderna, em cores bem actuais. Porque o conceito do crochet já é muito antigo, mas devemos reformular as cores e os modelos e desenhos. Hoje querem-se em cores actuais, vivas e vibrantes para dar alegria à casa. Os crochets são óptimos para colocar nos quartos das crianças porque duram muito e podem ser lavados vezes sem conta. Para além disso são de fácil arranjo, caso se estrague um pouco, ou uma costura se abra. É só coser, ou dar uns pontinhos.


  Cortininhas ao belo estilo dos cafés de antigamente, com receita/ esquema, simples de fazer, particularmente se as confeccionar em algodão artesanal nº 4, em tom cru, ficam lindas.




Uns sapatinhos de quarto para confeccionar, uma boa prenda para o seu pai, marido, para o próximo natal.
Não tenho molde, mas basta seguir pela medida de uma palmilha e fazer um molde da parte de cima de um mocassim por exemplo.



Saquetas para guardar nas gavetas, uma bela lembrança, para acompanhar um livro, ou uma caixinha de bolinhos ou biscoitos feitos por si, quando visita alguém. Bons também para termos as gavetas sempre cheirosas, e pode usar os aromas que quiser.
Saquinhos de pano que pode fazer com restos de tecidos, que tenha usado para outras coisas, e uma rosetinha de crochet, cosida ao saquinho. Fácil, bonito e sempre útil.


Sapatinhos de crochet, para bebés, ou pequeninos. Podem ser adapatados aos mais crescidinhos, para sapatinhos de quarto.


Um pormenor que vi e que achei lindo para vos mostrar, para enfeitar uma almofada, uma mala de crochet, etc. Flores de crochet e o centro com missangas. Lindo não é verdade?


Aproveitar uma camisola que encolheu, já pensou? Faz uma bela almofada para o seu cadeirão ou sofá.




Reaproveitar roupas de lãs que encolheram ou que já estavam pequenas. Uma camisola pode dar para fazer um saco e umas caneleiras para a ginástica.
Uma camisola lisa pode bordar-se com florzinhas de crochet e ficar quase nova. Pode aproveitar-se um gilet para fazer uma mala ou uma camisola para fazer um gorro.
Ideias que podemos copiar, para usar e abusar. E poupar!!


E cá estão as muitas ideias de crochet de Melody Griffiths, lindas estas ondinhas em crochet.
Trabalho que requere atenção... se nos enganamos lá atrás, tem de ser desmanchado!



E o trapinho... aproveitar coisas num só tom ou tingi-lo depois de feito, e fazer um tapete em forma de coração.
Boas e fáceis estas ideias, são apenas uma gota no oceano de tantas outras que existem.
imagens via: Melody Griffiths, falando de crochet, Fê Dutra,manualidades.facilisimo, favecrafts, cositas re-rica, porlaventana, Vem da terra, Kaboodle e revistas de crochets -  não está por ordem, pelo facto peço desculpa.

 

Sem comentários: